[resenha] Eleanor e Park – Rainbow Rowell

Esse é um achado de muito tempo, mas eu não poderia deixar passar. Eleanor e Park foi o primeiro livro que li da Rainbow Rowell, e eu me apaixonei. Confira essa resenha (sem spoilers, prometo!).

Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por

música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Como a própria sinopse fala, essa é uma história sobre o primeiro amor. Sabe aquele calorzinho que a gente sente, aquele carinho, aquela simplicidade? Então. É disso que o livro fala.

Eleanor vem de uma família sem muita estrutura, pobre até. Ela é diferente das outras garotas: é alta, gordinha (se bem que eu imagino ela fortinha sabe?) e ruiva. O Park é oriental, moreno, e bem geek. E ambos são alvos de implicâncias (bullying), embora – pra mim – a Eleanor é a que mais sofre.

Em um belo dia, os dois começam a conversar no ônibus da escola, e de amizade começa a surgir amor. Da sua maneira mais pura, mais simples, eles vão se aproximando – e nós também.

A escrita da Rowell é simples, fácil e tranquila. Quando você vê, já está chorando e rindo com os personagens.

Pra quem gosta de uma leitura rápida, leve e claro, com romance, recomendo esse livro. Vale super a pena!

Agora eu quero saber: qual outro livro dela você quer ver por aqui:

Anexos ou Ligações? Deixa aí nos comentários que o mais votado vira resenha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *